Seguidores

25/10/10

PLANEJAMENTO DE LÍNGUA PORTUGUESA - 6º ano - 4º bimestre

PLANEJAMENTO DO 4º BIMESTRE – Língua Portuguesa

Escola Municipal Emílio de Vasconcelos Costa
Série: 6º ano
Meses: outubro, novembro e dezembro

Objetivos Específicos:
• Motivar o aluno para o tema da unidade.
• Desenvolver estratégias de leitura: índices de previsibilidade, explicitação do conteúdo implícito, levantamento de hipóteses, relações de causa e consequência, de temporalidade e espacialidade, transferência, síntese, generalização, tradução de símbolos, relações entre forma e conteúdo, etc.
• Comparar textos, buscando semelhanças e diferenças quanto às idéias e à forma.
• Aprimorar a leitura oral, exercitando-a a partir de orientações sobre entonação, pontuação, ênfase, etc.
• Desenvolver habilidades de leitura de textos não verbais e compará-los a textos de linguagem verbal.
• Debater temas propostos pelos textos e desenvolver habilidades de expressão, opinião e argumentos orais.
• Ler por prazer.
• Conhecer, observar, produzir e produzir o texto de opinião e o cartaz, levando em conta as características do gênero e as condições de produção.
• Apropriar-se das regras notacionais da língua: a acentuação das oxítonas, dos monossílabos tônicos, das paroxítonas e das proparoxítonas.
• Reconhecer o pronome e o verbo.
• Observar certos aspectos da língua de uso relacionado aos pronomes e aos verbos.
• Verificar, por meio de questões propostas, a função semântico-estilística do pronome e do verbo na construção do texto.
• Observar e empregar aspectos semânticos discursivos relacionados ao pronome e ao verbo em situações concretas de interação verbal.
• Levar os alunos a memorizarem e trabalharem a interpretação de poemas para o Recital de Poesias da escola.

Conteúdo a ser trabalhado:
Livro: Português Linguagens - 5ª série/6º ano
Autores: William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães
Editora Saraiva PNDL 2008
Unidade 4 – Verde, adoro ver-te
Capitulo 1 – Preservação animal
Capítulo 2 – Extinção animal
Capítulo 3 – Natureza em extinção
Leitura:
• Textos relacionados à questão do meio ambiente e dos animais em extinção
Produção de texto
• O texto de opinião
• O cartaz
• A carta pessoal e o e-mail
• A coerência e coesão textuais
A língua em foco
• O pronome
• O pronome e a coesão textual
• Classificação dos pronomes
• Pronomes pessoais
• Pronomes de tratamento
• Pronomes possessivos
• Pronomes demonstrativos
• O verbo
• Conjugações
• A flexão dos verbos
• Flexão de número e pessoa
• Flexão de modo
• Flexão de tempo
• Tempos verbais do indicativo
• Modelos de conjugação verbal
De olho na escrita
• Acentuação dos monossílabos e dos monossílabos tônicos.
• Acentuação das proparoxítonas.
• Acentuação das paroxítonas.
• Plural das palavras em ÃO.
RECITAL DE POESIA
* Leitura, escolha e cópia de poesia para o recital;
* Memorização, trabalho interpretativo e apresentação.
TEXTO PARA O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA:
* Textos reflexivos e informativos
* Jogral
Sugestões para leitura extraclasse nesta unidade:
• Apenas um curumim, de Werner Zotz (Nórdica)
Opções didáticas:
• Assistir com os alunos aos filmes Tainá 2, A aventura continua, de Mauro Lima e Lugar nenhum na África, de Caroline Link Quero ser grande e, em seguida, debater com eles o tema do filme, o enfoque dado ao tema pelo diretor, o que ele pretende criticar ou defender, etc.

Um comentário:

  1. Muito bom seu blog Professora Cida. Adorei suas ideias e iniciativas no ensino de Língua Portuguesa.

    ResponderExcluir