Seguidores

26/05/10

Atividades de leitura - 6º ano



Uma estratégia que tem funcionado bastante  é reunir a turma, formando o que chamamos  de "roda da leitura", em que cada aluno conta sobre o livro que leu naquela semana. Já expliquei num post anterior como realizamos essa atividade, feita com outras turmas também.
A turma do 6º ano adora ler. Contrariando as estatísticas pessimistas  que dizem que a garotada só quer saber de computador, televisão, videogame, eles leem sim  e ficam ansiosos para contar para o resto da turma suas experiências de leitura.
Nesses nossos círculos  tenho, por  várias vezes, que frear alguns para que não contem o livro todo.
Para incrementar e animá-los ainda mais, esta semana propus um sorteio, que consistia em, ao terminar de falar para a turma sobre o livro, cada aluno viria à mesa do professor e retiraria um papelzinho, desenrolaria e leria para a turma o nome do sortudo que receberia aquele livro do qual ele acabara de falar.
Percebi que muitos torceram para terem o nome sorteado quando o colega lia certo livro que havia lhes despertado o interesse.
Gostei dessa atividade, pois permite ao professor saber do interesse que vai se formando em cada aluno, suas preferências e dificuldades com relação à leitura.
Cida dos Santos

Um comentário:

  1. Parabéns pelo trabalho com essas crianças. gostei da idéias para trabalhar com as minhas turmas também.
    Maria Cristina

    ResponderExcluir